Este curso visa a aquisição de técnicas de dança, bem como proporcionar um campo de formação e experimentação criativa e coreográfica, desenvolvendo a sensibilidade estética e o conhecimento na área da dança. O Curso Básico de Dança é constituído por 5 anos (do 5º ao 9º ano do ensino básico), com uma estrutura curricular que integra disciplinas e áreas disciplinares nas componentes de formação geral e formação artística, tais como técnicas de dança (clássica e contemporânea), expressão criativa, práticas complementares de dança e música. Os alunos a frequentar o Curso Básico de Dança, em regime articulado, ficam dispensados de algumas disciplinas ou tempos letivos do currículo do ensino básico geral (Educação Física, Educação Musical, Educação Tecnológica e Oferta Complementar da escola – p. ex. Tecnologias da Informação e Comunicação), cuja carga horária reverte para o currículo artístico ministrado nas instalações do Centro de Dança do Porto.
No Centro de Dança do Porto serão lecionadas as disciplinas da componente de formação artística especializada, de acordo com o seguinte plano de estudos:
- Técnica de Dança Clássica (inclui Pontas/Virtuosity para Rapazes (a partir do 6.º ano), Repertório, Caráter, Preparação Física)
- Expressão Criativa (2.º ciclo)
- Práticas Complementares de Dança (3.º ciclo)
- Música
Provas de admissão 2024/2025
– 18 de maio de 2024
As Provas de Admissão têm como objetivo aferir as aptidões necessárias para a frequência do Curso Básico de Dança, constando de dois momentos para avaliação de capacidades físicas e potencialidades criativas.
Capacidades físicas
Este momento tem por objetivo avaliar as capacidades e aptidões requeridas para a aprendizagem da dança no contexto do ensino artístico especializado, pelo que se avalia:
- Postura;
- Proporções;
- Flexibilidade (anca, pés, coluna);
- Equilíbrio;
- Coordenação motora;
- Perceção espacial e temporal.
Potencialidades criativas
Este momento tem por objetivo avaliar:
- Capacidades expressivas;
- Capacidades interpretativas.
As provas de admissão podem ainda ser complementadas por uma entrevista com o respetivo Encarregado de Educação (EE) para identificar a motivação dos candidatos para a frequência do Curso Básico de Dança, em regime articulado e esclarecer o EE sobre as especificidades do Ensino Artístico Especializado de Dança.
Em caso de atribuição de apoio financeiro por Contrato de Patrocínio, através do Ministério de Educação, os alunos ficarão dispensados do pagamento de propina mensal.